Gramado – Qual transporte usar?

Então pessoal, para ir de Porto Alegre à Gramado, existem várias possibilidades, o trajeto dura em média 2 horas e pode ser feito através de ônibus de viagem, que sai do próprio aeroporto e é feito pela empresa Citral (a passagem é cerca de 45 reais pelo trajeto); pode ser feito de táxi ou uber; pode ser feito com o transfer de agências, que fazem inclusive transfer privativo (mas têm um preço bem salgado) e; existe a opção de alugar o carro em Porto Alegre.

Pórtico de Gramado

Através de um grupo do facebook sobre Gramado (Grupo: Gramado de Turista para Turista), vi várias indicações da Autolocadora Rio Grande (tel: 51-993457010), que aluga carros sem burocracia e entrega pontualmente. Não é necessário calção, tudo é resolvido com o Cláudio, que é super prestativo e simpático. Como deixamos para alugar muito perto da viagem, ele só tinha um carro vago para alugar, que é o Spacefox, estava super novinho, não é um carro que escolheríamos, pois pegaríamos um mais simples mesmo, porém era o único que ele ainda tinha, mas foi ótimo.

Carro alugado na Autolocadora Rio Grande

Como disse anteriormente, o trajeto de Porto Alegre a Gramado dura cerca de 2 horas e é super tranquilo, as estradas são ótimas e boa parte delas são duplicadas. Fomos pela rota mais rápida, pois a outra rota era a Romântica que demora um pouco mais, porém como muitos dizem é mais bonita e um pouco perigosa, pois tem muitas curvas. Decidimos não ir por ela, pois queríamos chegar cedo em Gramado e como era outono, a rota romântica não estaria florida.

Gostamos muito de termos alugado o carro, porque a liberdade de poder fazer nosso próprio roteiro e aproveitar várias coisas no mesmo dia foi possível graças a mobilidade que o carro nos deu. Gramado e Canela são muito próximas, cerca de 10 minutos (no máximo), então tudo é bem pertinho. Num mesmo dia conseguimos visitar vários lugares, que mesmo de Uber sairia mais caro que a diária. Fora que existem alguns lugares para visitar que acredito serem difíceis de encontrar táxi ou uber, como a Cascata do Caracol e o Parque da Ferradura, por exemplo.

Sobre estacionamento, a pousada que estávamos ficava localizada bem no centro, na rua principal e possui estacionamento. Dessa forma, sempre deixávamos com na pousada quando fazíamos algo perto. Quando o local que iríamos era um pouco afastado, tínhamos que estacionar em vagas rotativas, cerca de 2 reais por hora. O rotativo funciona como em minha cidade (Vila Velha – ES), é necessário ter moedas e deve-se ir até ao parquímetro para pagar pelo tempo de permanência na vaga. Para quem acha mais cômodo que pagar os estacionamento com moedas, eles possuem um cartão que alguns agentes vendem no valor de 20 reais. Como nós utilizamos poucas vezes as vagas rotativas, não compramos o cartão, mas ele vale para toda região (Gramado/Canela).

Resumindo, achei muito vantajoso alugar carro lá, apesar de ter custos extra ao aluguel, como gasolina (gastamos cerca de 180 reais para toda viagem) e pedágios que totalizaram cerca de 20 reais (ida e volta). Foi maravilhoso fazer nosso próprio tempo e ter liberdade para ir em vários lugares em um mesmo dia. Para quem vai viajar em família ou com amigos é ainda mais vantajoso, pois os custos ficam ainda menores, vale super a pena.